quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013


PVC ganha espaço na construção civil
pela segurança e durabilidade

 

Subsidiária da maior fabricante de perfis para esquadrias de PVC
encerrou 2012 com aumento de 23% nas vendas



 

Até então sinônimo de tubos e conexões, o uso do PVC em esquadrias para portas e janelas tem conquistado a confiança dos brasileiros pelos benefícios do termoplástico frente ao alumínio, aço e à madeira. Enquanto a Europa e os Estados Unidos consomem quase 50% do total produzido no mundo, o Brasil é responsável por menos de 3% do total, mas os números do mercado mostram que essa fatia cresce ano a ano.



Subsidiária da maior fabricante mundial de sistemas para perfis de PVC, a VEKA Brasil, sediada em Biguaçu, na Grande Florianópolis, fechou 2012 com aumento de 23% nas vendas, média bastante superior ao crescimento mundial da rede, que encerrou o ano com alta de 14,5% – e à frente também do resultado geral na América Latina (14%). “Apostamos no bom momento da construção civil para seguir ganhando mercado. Produzimos hoje 150 toneladas de perfis de PVC por mês e com a ampliação da unidade fabril, chegaremos a 170 toneladas mensalmente”, destaca o gerente de marketing Rodrigo Fontana.

Benefícios – Entre os motivos que levam o forte crescimento da utilização do PVC estão a segurança, a durabilidade e a sustentabilidade do material. A segurança está no sistema de fechamento, que aumenta a vedação e o isolamento acústico, além de utilizar vidros especiais. O PVC também é recomendado para aplicações de longo ciclo de vida: mais de 40% dos produtos que utilizam o material tem durabilidade acima de 20 anos. Outra vantagem é a sustentabilidade: mais da metade da estrutura molecular do PVC vem do sal marinho e apenas 0,25% do suplemento mundial de gás e petróleo são consumidos para a produção do plástico. “Em nossa fábrica, 99% do material é reciclado”, reforça Fontana.
 


Sobre a Veka – Foi fundada em 1969, na cidade de Sendenhorst, norte da Alemanha. Mais de 40 anos depois, a VEKA se consolidou como o maior grupo fabricante de perfis de PVC para esquadrias do mundo com presença em mais de 80 países. Em 2002, instalou sua primeira fábrica na América Latina em Biguaçu – a segunda foi inaugurada no Chile ano passado. A VEKA Brasil desenvolve os sistemas e produz grande parte dos perfis vendidos para as 32 empresas credenciadas, que beneficiam o produto de acordo com a necessidade do consumidor final.

Mais Informações no Site da VEKA
http://www.veka.com.br/html/index.html

FOTOS E TEXTO:
_______________________

Juliete Lunkes

Palavra Comunicação

(48) 3025-6595

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Mais Você - de cara nova!




Valorização da natureza e fachada em vidro: Mais Você está de cara nova!

Além de mudanças no estúdio, área externa ganha gazebo para café da manhã


O cantinho da Ana Maria ganha cara nova e um tom de laranja vibrante (Foto: Mais Você / TV Globo)
 O cantinho da Ana Maria ganha cara nova e um tom de laranja vibrante (Foto: Mais Você / TV Globo)


O Mais Você está de cara nova! Depois de três anos passando por leves mudanças, hoje, você confere novos ambientes e uma cozinha remodelada na casa de cristal. Foram três semanas de trabalho intenso para chegar ao atual formato, que valorizará ainda mais a natureza com a substituição da parede da cozinha por uma fachada em vidro.
A cozinha saiu do lado esquerdo do estúdio e foi para o direito, só que em formato de meia-lua. O branco total ganhou a cor laranja, que aqueceu o ambiente.
E os super convidados da Ana Maria vão poder desfrutar eventualmente de um café da manhã em um belo gazebo montando atrás do lago, dentro da mata. Todo em madeira e decorado com flores, véus e muitas almofadas, o espaço virou um verdadeiro ambiente de contemplação. Confira!


A área externa da casa de cristal ganha um gazebo para as visitas da Ana (Foto: Mais Você / TV Globo)
 
A área externa da casa de cristal ganha um gazebo para as visitas da Ana (Foto: Mais Você / TV Globo)

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Achados do Brasil - mais que um achado!



Recomenda a Loja "Achados do Brasil" uma loja diferente na Praia do Estaleiro em Balneário Camboriú - SC - Brasil!

Visitam o site : http://www.achadosdobrasil.com/






ACHADOS DO BRASIL - ARTESANATOS
Av. Rodezindo Pavan (AV. Interpraias), 3.155
Praia do Estaleiro, Balneário Camboriú - SC, 88334-000
(0xx) 47 3360-0236
www.achadosdobrasil.com

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Morar dentro de caixas-d´água


10 casas dentro de caixas-d’água

Veja projetos que transformaram torres e reservatórios em casas confortáveis e estilosas


Por Casa e Jardim Online
Sua casa ou apartamento é muito simples? Que tal morar em uma caixa-d’água? A ideia pode parecer maluca aqui no Brasil, mas alguns arquitetos mundo afora parecem gostar da ideia. (para evitar repetição da palavra ideia, que tal usar "invenção"?) Tanto que o site Inthralld fez uma lista das 10 melhores casas em torres ou reservatórios no mundo.

O conceito é simples: basta pegar uma estrutura desativada e reformá-la para que ela vire uma residência moderna e confortável. Casa e Jardim estava de olho na tendência e já mostrou algumas das casas da lista, como a do designer Tom Dixon e a Tank House.

Além de serem inusitadas e cheias de estilo, as casas em caixas-d’água abandonadas são muito mais sustentáveis que uma construção comum. A estrutura principal é reaproveitada e demanda menos recursos naturais. Confira a lista:


1 – O designer Tom Dixon comprou e transformou esta caixa-d’água em seu lar. A construção fica em um estacionamento em Londres, na Inglaterra. A torre tem quase 20 metros de altura e foi dividida em três andares. Para ventilação e iluminação, ele fez 12 aberturas na estrutura para instalação de janelas. O acesso é feito por uma escada de metal. Mas, apesar de utilizar uma estrutura já existente, a conversão saiu caro: o designer gastou 400 mil libras na reforma.



2 – O escritório de arquitetura belga Crepain Binst converteu uma antiga torre desativada em lar, na cidade de Antwerp. O prédio tem seis andares e é habitado por uma família. Como fica rodeada por árvores, a caixa-d’água foi revestida com vidro, o que deixou todos os andares bem iluminados.




3 – O exterior desta caixa-d’água tem estilo medieval: uma torre alta, escura, feita de pedra. Mas o interior é moderno, com paredes brancas, escadas de aço e piso de cimento queimado. A reforma do prédio de 1930 é de autoria do escritório de arquitetura holandês Zecc.



4 – Batizada de Chateau d’Eau (castelo d’água, em tradução livre), esta torre foi convertida em uma casa de seis andares pelo arquiteto belga Mauro Brigham, do Bham Design Studio. O prédio é original de 1938 e foi usado pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Fica na cidade de Steenokkerzeel, na Bélgica.



5 – Projeto do escritório de arquitetura inglês De Matos Ryan. A casa fica subterrânea, embaixo da torre d’água. A construção antiga, que parece um castelo, funciona como área de lazer: no topo foi feito um deque, com vista 360° .




6 – Esta caixa-d’água foi convertida em uma casa cheia de conforto. Tem até um elevador panorâmico para a construção de seis andares.




7 – A estrutura inusitada de um antigo reservatório de água virou cômodo extra para um apartamento em Nova York, nos Estados Unidos. A história da conversão é interessante: os moradores tinham pedido para os arquitetos da Messana Ororke retirarem a estrutura desativada da cobertura do prédio, para fazer um teto verde. Os arquitetos acabaram gostando do estilo industrial do reservatório e o usaram para fazer um cômodo extra, que chamaram de Tank House.




8 – Thorpeness, uma pequena vila de 400 habitantes, na Inglaterra, ganhou um hotel de cinco quartos em sua antiga caixa-d’água. A torre, chamada de House in the Clouds (casa nas nuvens, em tradução livre), tem 21 metros de altura e foi construída em 1923.




9 – A Jaegersborg Water Tower, na cidade de Gentofte, na Dinamarca, foi convertida em um prédio multiuso para estudantes. Nos andares do topo, ficam residências de baixo custo para universitários. Já os andares de baixo têm salas que podem ser usadas pela comunidade. Projeto de  Dorte Mandrup, do escritório de arquitetura dinamarquês.




10 – Mil pedaços de vidro colorido foram usados na escultura do artista Tom Fruin, na região do Brooklyn, em Nova York, nos Estados Unidos. O “patchwork” de vidro foi colocado em uma estrutura de aço, chamada de Watertower.

Materia e Fotos :
http://revistacasaejardim.globo.com/Revista/Common/0,,EMI321487-16938,00-CASAS+DENTRO+DE+CAIXASDAGUA.html

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Weiku - Empresa originalmente sediada na Alemanha, a Weiku conta com duas grandes fábricas de esquadrias de PVC em Weissenfels e Frankfurt. A Weiku do Brasil está associada ao grupo alemão Kessel, um dos maiores fabricantes de sistemas construtivos na área de saneamento e drenagem da Alemanha.                                                                                

No Brasil, está localizada na cidade de Pomerode (SC) desde 1998. Ocupa hoje uma fatia do mercado que a deixa entre os três maiores fabricantes de esquadrias de PVC do país. Os produtos atendem a todas as normas técnicas brasileiras de esquadrias (ABNT) e às rígidas normas técnicas alemãs.




















Entre os produtos oferecidos pela Weiku estão as Janelas e Portas, Persianas, Jardins de Inverno e Telas Mosquiteiras.
As esquadrias com perfis Weiku são extremamente resistentes às intempéries e aos radicais livres graças à composição do PVC utilizado na produção.

Uma grande vantagem dos perfis da marca são os estabilizadores à base de cálcio-zinco. Sol, chuva, climas secos ou úmidos não afetam o desempenho das esquadrias. A Weiku garante que os produtos não “empenam”, como ocorre, por exemplo, com a madeira. As esquadrias Weiku são resistentes: à corrosão, ao desbotamento, ao amarelamento, ao descascamento, a manchas entre outras ações das intempéries. A empresa trabalha com soluções termo-acústicas para janelas e portas de PVC! 

Vantagens das portas e janelas de PVC da Weiku do Brasil

Isolamento acústico
Ruídos indesejáveis ficam do lado de fora, aumentando a qualidade de vida, o bem-estar e diminuindo o estresse.

Isolamento térmico
Temperaturas constantes para um maior conforto em seu ambiente.

Economia de energia
O uso de esquadrias de PVC em ambientes controlados (ar-condicionado ou calefação) economiza substancialmente o consumo de energia elétrica, pois reduzem as perdas de energia por troca de calor (comparadas com esquadrias metálicas).

Fechamento Hermético
Proteção total contra vento, água e poeira.

Alta resistência Funcionamento perfeito por muitos anos.

Segurança
A utilização de vidros especiais transforma sua esquadria em um elemento adicional de proteção.

Proteção contra insetos
Telas Mosquiteiras disponíveis em três opções: recolhíveis, fixas e de correr.



















Versatilidade de desenho
Produzidas sob medida conforme seu projeto. Esquadrias em curvas, em ângulo e redondas.

Drenagem
Possuem excelente sistema de drenagem através de câmaras independentes, inexistentes em esquadrias de outros materiais.

Cores
Disponíveis em várias cores (RAL), dando um toque especial às fachadas.

Controle de qualidade
A Weiku utiliza a mais avançada tecnologia alemã na fabricação dos seus perfis e esquadrias, aplicando um exigente controle de qualidade.

Garantia para sua tranquilidade A garantia concedida pela Weiku é de dez anos para os perfis
 
Informações do Blog:
 
WEIKU do Brasil
Endereço: Rua Herrmann Koch 261 - Pomerode - SC, 89107-000
Telefone:(47) 3387-2644
 
 
Fotos: Site  WEIKU do Brasil

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Novidades e lançamentos na Gift Fair




Veja os lançamento que o Mercado Casa tem para 2013

Conheça as novidades e Tendências que o mercado casa
tem para você.
 
 
 

Clique aqui:

http://www.grafitefeiras.com.br/revistahgcasa/Revistas/HGCasa58/index.html


A maior feira de artigos para a casa, decoração e design da América Latina, e uma das mais importantes do mundo, no setor. O evento acontecerá em São Paulo, no Expo Center Norte, e apresentará todas as tendências para 2013 de moda para casa. A feira terá cerca de 700 expositores, uma visitação estimada em torno de 65 mil profissionais e ocupará uma área de aproximadamente 70 mil m2, com os setores de objetos para o lar (houseware), mesa posta (tableware) e utensílios de copa e de cozinha (kitchenware), além do D.A.D. – objetos de decoração e design, artesanato e artigos de uso pessoal. O espaço contará também com os “Novos Talentos” que há alguns anos funciona como uma incubadora dedicada a artesãos, designers e pequenos empresários que estão iniciando e querem entrar no mercado.
Datas: 04 a 07 de março de 2013.
Horários: das 10h às 20h.
Local: Expo Center Norte

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Arquitetura sustentável em Edifício comercial


DC Logistics Brasil aposta em arquitetura sustentável

Companhia se preocupou com impactos ambientais

 
Preocupada com a sustentabilidade e o bem-estar dos colaboradores, a DC Logistics Brasil ampliou a sede focando nas várias maneiras de prevenir os impactos ambientais que podem ser gerados em uma construção. O projeto foi desenvolvido pela Arbos Arquitetura, que apostou em estratégias e elementos diferenciados para conduzir a obra. Com estudos climáticos como a irradiação do sol na fachada do prédio, foram pesquisadas as melhores alternativas “verdes” para implantar no escritório da DC Logistics Brasil.
“Por meio de um design inteligente, foram utilizadas soluções para a eficiência energética, economia de água, conforto termoacústico, materiais e tecnologias sustentáveis”, conta a arquiteta Beatriz Rafaela Mafra, profissional da Arbos, que trabalha neste projeto há mais de dois anos.
Para os colaboradores, as melhorias são sentidas na qualidade do ar no ambiente interno e no contato com a natureza, resultando em um ambiente de trabalho muito mais saudável e com mais qualidade de vida. O edifício possui poucos andares, os passeios agora são arborizados com muros envidraçados para a edificação se integrar com a rua, e a localização do escritório facilita o colaborador que utiliza o transporte público para trabalhar.



  A sustentabilidade já é tendência nos projetos de arquitetura no Brasil, mas em Santa Catarina ainda é uma novidade. “Ser sustentável é pensar no futuro. A DC Logistics Brasil foca seu crescimento sem esquecer-se da necessidade de manutenção do bem-estar do planeta. Reformar a sede com esse foco ambiental era um projeto antigo que agora toma forma”, afirma o managing director, Ivo Mafra. A arquiteta Rafaela Beatriz Mafra destaca que a obra da DC Logistics Brasil é referência municipal e estadual nesse segmento.
O custo inicial da ampliação do escritório foi estimado entre 2% a 6% maior do que uma construção não sustentável, porém, por conta da economia com a operação e manutenção da edificação, o retorno do investimento ocorre em quatro anos. “A ampliação do escritório foi feita de maneira que se integrasse com a cidade, assim como as soluções construtivas e tecnológicas foram escolhidas para, a longo prazo, economizar as fontes de energias e recursos naturais”, explica a arquiteta Rafaela Beatriz Mafra.


 Soluções implantadas na obra:

- Utilização de “coberturas verdes” (green roofs) que contribuem para a redução das ilhas de calor e proporcionam conforto térmico;
- Utilização de materiais para toda a superfície do terreno 100% drenante como gramados, ecopavimento e calçadas em paver;
- Captação de água das chuvas para irrigação dos jardins;
- 75% de área de fachada ventilada na ampliação do edifício, diminuindo o ganho de calor pela envoltória e economizando no consumo de ar-condicionado internamente;
- 45% de área envidraçada na fachada total do edifício permitindo a iluminação natural. Oitenta e cinco por cento das áreas de trabalho permitem o aproveitamento de iluminação natural;
- Forro removível de placas acústicas e térmicas nas áreas de trabalho permitindo facilidade na manutenção, flexibilidade de layout e menor consumo de energia do sistema de distribuição de ar-condicionado;
- Luminárias de alta eficiência, lâmpadas de baixa potência, utilização de luzes com lâmpadas LED para iluminação externa;
- Sistema central de condicionamento de ar de alta eficiência, composto por dois chillers elétricos e um de absorção a gás natural. Este último reduz o gasto energético em horário de pico de tarifação;
- Sistema de ventilação natural tipo efeito chaminé nas áreas de circulação o que dispensa o uso de ventilação forçada de ar-condicionado;
- Áreas para depósito central de resíduos recicláveis e não recicláveis.



Imagens : Arbos Arquitetura/ Rafaela Beatriz Mafra

http://arbosarquitetura.com/

 http://www.dclogisticsbrasil.com/


Informativo do Site:
http://www.guiamaritimo.com.br/dc-logistics-brasil-aposta-em-arquitetura-sustentavel/
 

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Conceito Plural - Aroeira Home

 
Mais do que uma passagem de dias, o começo de ano representa um marco para planejar os sonhos, traçar novas metas, arregaçar as mangas e ir em frente. E esse recomeço merecia uma super novidade pra vocês.

O Conceito Plural chega com tudo em 2013 para renovar nosso portfólio e continuar transformando casas em verdadeiros lares. O tapete City, que vocês veem abaixo, é o produto que dá início a essa mudança. Agora, outros produtos multiuso farão parte desse novo conceito, como as coleções Clean e Toc-Toc
 
 Informativo : Aroeira Home
Texto: Marina Leonardi Fiamoncini
 
 
 
 
 
 
 Multiuso, aliás, é a palavra-chave do conceito Plural. Com produtos práticos e versáteis, fica ainda mais fácil renovar o lar. A praticidade nos deixa livres para ousar, definir ambientes diferentes e fazer composições a sua maneira. Isso é ser multiuso! Afinal, liberdade de escolha tem tudo a ver com bem-estar.
 
Gostou ou tem mais duvidas sobre uso ou tamanhos? Visita a Loja Virtual da Aroeira Home:
 
 

 



 



 



 



 



 



 



 



 

Texto e fotos : Site/Blog Aroeira Home
 
 

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Novidades CASA COR/SC



Empresas nacionais e locais unem sua marca à maior mostra de arquitetura, decoração e paisagismo das Américas















Quando a CASA COR SANTA CATARINA abrir as portas, dia 18 de maio de 2013, os visitantes poderão prestigiar não só ambientes luxuosos, criativos e atraentes, assinados por alguns dos melhores profissionais do Estado, como também marcas que apostam no sucesso do evento. São empresas que escolheram a edição catarinense da maior mostra de arquitetura, decoração e paisagismo das Américas para mostrar ao seleto público seus produtos e serviços.

É o caso dos patrocinadores nacionais Deca, principal fabricante de metais e louças sanitárias do país, e Todeschini, reconhecida pela qualidade, beleza e sofisticação de seus móveis fabricados para ambientes personalizados. As duas marcas serão patrocinadoras de todas as edições de CASA COR no país neste ano de 2013.

Entre os patrocinadores locais, estarão a WOA Empreendimentos Imobiliários, que emprestará seu empreendimento SIMPHONIA WOA BEIRAMAR para ser palco do evento em Florianópolis; o Balaroti Materiais de Construção, que terá um espaço durante a montagem na mostra, em que os expositores poderão comprar produtos com preços e condições de pagamento diferenciadas, e a Unilux, com suas cortinas e persianas que são essenciais na concepção dos ambientes.

Como apoiadores do evento, estão a Placocenter Floripa, que fornecerá materiais e mão de obra especializada em construção de paredes, forros e revestimentos; o SEBRAE-SC, que mais uma vez apoiará o prêmio de melhor uso do artesanato catarinense; e a Santa Luiza Rodapé, que será apoiadora da premiação do evento.

O fornecedor oficial será a FG Seguros, e a CASA COR SANTA CATARINA terá ainda merchandising da Moldura Minuto, ações promocionais de relacionamento da SCA e participação especial da Italsofa e do Grupo Riviera, de Itajaí, que receberá cerca de 12 ambientes da CASA COR SANTA CATARINA no seu empreendimento Riviera Concept, na Praia Brava.

“É um grande time de marcas que se junta a CASA COR SANTA CATARINA para proporcionar ao público um evento que supere as expectativas e continue sendo referência nacional”, diz Lucas Petrelli Wilmer, diretor executivo da mostra. Ao longo das próximas semanas, continuam as ações de aproximação com os lojistas que irão anunciar na revista da mostra. Destaque para a Evviva, J Ziliotto e SC Lareiras, que já confirmaram, mais uma vez, a parceria.

Sobre a CASA COR

Criada em 1987, a CASA COR, empresa integrante do Grupo ABRIL, é hoje reconhecida como a maior mostra de arquitetura e decoração das Américas e o segundo maior evento do mundo atrás apenas da feira de Milão. As mostras CASA COR contam sempre com apoiadoras locais e se tornaram oficiais nos calendários das cidades onde estão presentes, movimentando o mercado e proporcionando oportunidades para profissionais, fornecedores e consumidores do ramo e empresas interessadas no público visitante do evento.
A mostra é realizada anualmente em um imóvel redesenhado e decorado por um seleto grupo de profissionais. Cada ambiente é assinado por um ou mais profissionais, que podem modificar livremente o espaço de acordo com a temática estabelecida pela organização do evento. Para isso, alinham o projeto com o que há de melhor em arte, materiais e equipamentos.
Aberta ao público, a CASA COR possibilita aos visitantes a experiência de passear pelo que há de melhor na decoração, ambientação, exposição de peças, materiais e equipamentos do setor. O objetivo é direcionar, educar e ampliar o potencial de compra nos visitantes, oferecendo de forma selecionada produtos e serviços de qualidade para o "morar bem".
Atualmente, a CASA COR tem seu evento franqueador na cidade de São Paulo e possui 23 franquias, sendo 18 nacionais (Amazonas, Bahia, Brasília, Campinas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina) e cinco internacionais (Bolívia, Chile, Panamá, Peru e Punta del Este).

Serviço - CASA COR SANTA CATARINA
Período - 18 de maio a 30 de junho de 2013
Special Sale - 27 a 30 de junho 2013
Locais:
Avenida Beira Mar Norte, 3974, Florianópolis
Praia Brava, 3.281, Itajaí.
Outras informações-
www.casacorsc.com.br | www.facebook.com/casacorsantacatarina



 
 


domingo, 3 de fevereiro de 2013

Investimento em Artesanato

 

Pequenos artesãos vendem peças em espaço cultural de Pernambuco

 

Eles buscam capacitação e formalização dos negócios em cursos especiais.
Sebrae dá apoio aos artesãos na criação da identidade visual do negócio.

Investimento em artesanato eleva faturamento em 80 %








No Recife, pequenos artesãos podem expor e comercializar obras no mesmo espaço dos grandes mestres pernambucanos: o “Centro de Artesanato”. Para ter mais lucros, os artesãos buscam capacitação e a formalização dos negócios em cursos especiais.
Firmeza no traço e habilidade manual. Marcas de quem dedicou a vida inteira ao artesanato.

 Carlos Queiróz e Milton Araújo são sócios em ateliê em Pernambuco. Tudo começou com a pintura. Para difundir o trabalho, apostaram em diferentes técnicas e obras e diversificaram a produção.
“A pintura realmente dava muito bem para a gente viver, nós vivemos de pintura, nós vivemos 5, 6 anos de pintura muito bem. Só que, depois, a pintura foi disseminando aqui em Recife. (...) Então, a gente recorreu para o artesanato”, explica o artesão Milton Araújo.
A regularização foi o passo seguinte. Os artesãos viraram microeemprendedores individuais e a oficina de arte prosperou.











 







































O artesanato virou negocio para eles há 22 anos, mas a formalização veio só em 2010, e isso fez bastante diferença. Com a maior divulgação das obras e a participação em feiras por todo Brasil, agora tem trabalho para o ano inteiro e o faturamento aumentou 80%.
Hoje, o ateliê rende R$ 3,5 mil por mês. Eles até contrataram um funcionário por causa do aumento da demanda. A formalização do negócio foi incentivada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Pernambuco, que tem um projeto de apoio ao artesanato.
“Como ele já tinha uma estabilidade, a gente entra com a parte de promoção e divulgação. Quando a gente começa a levar o produto dele para eventos, promover e divulgar, a gente vai descobrindo que alguns detalhes ainda faltam e eles vão entendendo”, explica Maria de Fátima Gomes, do Sebrae de Recife.
O carro chefe do empreendimento é o artesanato em resina. São feitas 35 peças por mês, em média. Para fabricar uma boneca, por exemplo, o primeiro passo é despejar a matéria-prima em um molde de gesso. Quando a resina seca, a obra é lixada e recebe o acabamento. Ela ganha alguns adereços. Uma simples folha de revista vira um detalhe que chama a atenção.
“Como a procura aumentou, agora são feitas diversas peças com o mesmo molde. Mas cada uma tem um detalhe diferente. Cada obra é única. (...) Isso ajuda a valorizar o produto tanto no sentido artístico como no sentido financeiro, porque nos sabemos que o cliente vai ter sempre uma obra individualizada”, diz o artesão Carlos Queiróz.
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) também dá apoio aos artesãos na criação da identidade visual do negócio. “A gente está trabalhando embalagem, a marca, a promoção, a divulgação, as capacitações, como vender, a gente vai ensinando inclusive a gestão da empresa deles”, diz Maria de Fátima, do Sebrae.




Vendas
Milton Araújo e Carlos Queiróz apostam agora nas vendas em um espaço novo, dedicado exclusivamente ao artesanato.

Bem ao lado do marco zero do Recife foi construído um espaço que também representou um marco, mas para os artesãos do estado. O centro de artesanato de Pernambuco reúne milhares de obras feitas em todo o estado, mas só entra o que traduz bem a cultura pernambucana.
Os trabalhos dos pequenos artesãos ficam expostos no mesmo lugar que os de mestres renomados como Manoel Eldócio, Zuza e Luiz Galdino.
O local foi inaugurado em setembro do ano passado. São mais de 2,5 mil metros quadrados cheios da arte popular de Pernambuco. De acordo com o diretor do centro de artesanato, foram comercializadas 17 mil peças só no primeiro mês de atividade.
“Uma vez que tenha sido aceito, que o trabalho esteja nos critérios de exposição que a comissão estabeleceu, você recebe a peça pelo preço que o artesão entrega. E o estado vai ficar somente com 20% que é colocado sobre esse preço, portanto, o artesão vai receber de volta exatamente o preço que eles nos entregou, sem nenhum custo para fazer essa exposição aqui”, explica Roberto Lesa, do Centro de Artesanato de Pernambuco.

O Sebrae é quem desenvolve o catálogo dos produtos do centro de artesanato de Pernambuco. Com as vendas no local, os Artesãos Carlos Queiróz e Milton Araújo esperam um crescimento de 30% em 2013.
“De acordo com tudo que vem acontecendo, tudo que vem surgindo, nós estamos pensando já em nos tornarmos uma microempresa para ter uma oportunidade de contratar mais e poder produzir mais para atender toda essa demanda que está chegando”, diz Queiróz

Contato:
 Rua Tupinambás, 676 - Sto.Amaro - Recife-PE
               email : kakaqueiroz@yahoo.com.br
               site :  www.euqfiz.jimdo.com
               fone :  81-30915833
               celular : 81-99776517

Texto:Site PEGN - G1 GLOBO
Fotos: Arquivo pessoal dos Artistas

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Hotel Intinerante

 
 
Hotel itinerante vai aonde houver
gente querendo se hospedar

Formado por módulos de fácil transporte, o Myplace se adapta a diferentes destinos

Do site Catraca Livre

 

Os módulos podem ser dispostos de qualquer forma, dependendo do local e da vontade dos hóspedes

Um hotel deve ser mais do que apenas uma decoração extravagante em um quarto
ou um endereço de prestígio.
Com essa ideia foi criado o hotel itinerante Myplace, onde qualquer grupo de pessoas decide como, onde e quando o hotel deve estar.
A intenção do hotel, segundo seus criadores, é combinar um espírito de crowdsourcing com um estilo de plataforma semelhante a uma rede social. Um organizador principal (o “proprietário”) propõe ao Myplace um lugar e uma data e procura por pessoas para apoiá-lo. Se conseguir atingir 100% de ocupação, o projeto pode se concretizar e o Myplace irá montar o hotel no local acordado, pronto para a chegada dos hóspedes.
O hotel é formado por “pods”, ou uma espécie de módulos pré-fabricados, prontos para a montagem com a configuração escolhida por qualquer um. Cada pod tem uma área interna de 10m² quando aberto e pode ser fechado em uma “caixa” compacta. Como os destinos são definidos pelos usuários, os pods podem ser montados em uma variedade de configurações.
O “quartos” do hotel já estão prontos. O sistema de reservas e relacionamento ficará disponível no site do projeto, que ainda está em construção. Até ficar pronto de fato, talvez seja uma boa começar a pensar em possíveis destinos.

 
Com 10 m² de área, os módulos podem abrir e fechar para receber uma
 pessoa ou ocupar menos espaço
 

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