“Costa Verde e Mar” é a mais recente exposição individual da artista plástica catarinense Fabiana Langaro Loos, que tem vernissage marcado para o dia 16 de dezembro de 2010 (quinta-feira), das 20:30 às 23 horas, na Galeria Mali Villas-Bôas, no Itaim Bibi, em São Paulo, com apoio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina / Regional de Itajaí e Costa Verde e Mar, a rota do sol catarinense.
São 18 obras em acrílico sobre tela, em dimensões variadas, que retratam um dos mais belos roteiros turísticos de Santa Catarina, a Costa Verde e Mar, de expressivas belezas, praias de areias brancas e águas azuis transparentes, emolduradas por morros verdejantes, balneários movimentados, recantos bucólicos, enseadas tranquilas e praias de mar aberto, envolvendo 11 cidades: Piçarras, Penha, Navegantes, Itajaí, Ilhota, Luís Alves, Camboriú, Itapema, Bombinhas, Porto Belo e Balneário Camboriú.
Santa Catarina é um lugar privilegiado, com espetacular diversidade de paisagens e de culturas, contrastes geográficos, roteiros surpreendentes, cores inusitadas e mistura de povos. São essas peculiaridades que inspiraram a artista em suas obras abstracionistas.
Na série “Costa Verde e Mar”, Fabiana Langaro Loos retrata pontos turísticos de cada cidade e, para isso, busca a utilização de tons terrosos, aliados a misturas de azuis e verdes, que surgem para iluminar as obras e, de certa forma, contrastar com o preto e o branco. Fundo e figura se confundem. Traços pretos marcam as obras, porém, não delimitam o espaço das cores, que fluem sobre a tela de maneira solta e suave, algumas vezes como veladuras que, por sua vez, criam um efeito óptico de mistura das cores. A sobreposição de cores aparece em todas as obras e suas formas são criadas impulsivamente, no livre curso da emoção, com absoluto predomínio do sentimento e da técnica. A emoção aparece para representar uma imagem composta, porém, sem descartar completamente a figura geométrica. Movimentos ondulatórios, mesclados a formas retilíneas, dão carga expressiva e dinâmica às obras. Somam-se as cores e a imagem visual para descrever a figura representada. Por fm, dá margem a livre associação de ideias, do fazer pensar e, dessa maneira, a artista passa a ser não apenas quem cria a arte, mas um canal de comunicação entre a obra e seu espectador.
Na Galeria Mali Villas-Bôas, a exposição ficará aberta à visitação até o dia 15 de janeiro de 2011. Em Balneário Camboriú, cidade onde Fabiana Langaro Loos mantém seu atelier de arte, suas obras podem ser apreciadas na Rovasa Casa, nos espaços culturais da Artezanalle e da Quatro Elementos. Em Caxias do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, suas obras estão expostas na Galeria Uffizi Espaço Contemporâneo e em Lisboa (Portugal), na Colorida Art Gallery.
Galeria Mali Villas-Bôas
Rua Tabapuã, 838 (Travessa Alex Vallauri, 5)
Itaim Bibi - 04533-020 - São Paulo/SP
(55)11-3078-4586/3078-0541
Texto e Fotos: Site Fabiana Langaro Loos
Está na hora de comprar um Quadro da Fabi !!!
Daqui um pouco as Obras da Moça estão caro demais para esse alemão!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário