quinta-feira, 27 de junho de 2013

As opções de lareiras funcionais e decorativas Parte 2

Das tradicionais lareiras à lenha e salamandras de ferro às modernas lareiras ecológicas (Parte 2)

Lareira Ecológica
Feita em recipientes de aço inoxidável, a chama da lareira ecológica se mantém acesa através do biofluido à base de etanol. A substância foi desenvolvida especialmente para este fim e sua combustão não produz fumaça nem cheiro. A quantidade de fluido da utilização é indicada conforme o tamanho do modelo escolhido. Um litro fornece de 2 a 4 horas de funcionamento. O interessante é que as chamas têm coloração amarela, assim como as das lareiras à lenha.

Foto:NET-Line

Foto: Arquideias

 

Segundo os fabricantes Ecofireplaces, a emissão de CO2 é baixíssima, menor que o equivalente a nossa respiração. O kit vem com um acendedor, e não é indicado que utilize palitos de fósforo. Uma limpeza deve ser feita regularmente. Este formato é popular na Europa há mais de 15 anos, no Rio Grande do Sul é possivel encomendá-la a uma representante da marca.
 
Salamandras
Para ambientes internos e externos, existem salamadras de diversos estilos. Do vintage ao contemporâneo, passando pelo rústico. Os modelos são feitos em chapa de aço ou ferro fundido, e podem receber acabamentos em cerâmica e revestimento interior de tijolo refratário. A diferença do material reflete na durabilidade.


Salamandra Basic Box/PT


O combustível usado nas salamandras pode ser de três tipos: lenha, carvão ou pelets. Nos dois primeiros a exaustão deve ser feita com encanação vertical. Pelets é uma argamassa prensada de aparas de madeira e serradura. As vantagens da escolha de modelos que requerem este combustível são a alimentação automática e, como produz menos fumaça, pode ter uma exaustão horizontal. Além de poder ser ligada com controle remoto e regulagem eletrônica de temperatura.

 
Salamandra Argentina e Salamandra Luis XV  Foto Site FogoMix


A vantagem da salamandra em relação as lareiras é o modelo que vem com forno acoplado. Semelhante ao fogão à lenha, oferece uma utilidade extra para quem decidir colocá-la no jardim, em um espaço gourmet ou na casa de campo. É importante fazer revisão anual, limpeza do tubo de estração da fumaça.
 
Acessórios
Acessórios como o assoprador de lenha são um charme extra na decoração
 


Acessórios - SCAN Line
 
Texto: hagah



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas

Related Posts with Thumbnails