sexta-feira, 12 de julho de 2013

Três passos para o aproveitamento da água da chuva

Reduzir o consumo de um bem finito, economizar na conta de água e dar um excelente exemplo para as novas gerações. Motivos não faltam para utilizar a água da chuva. Porém, muita gente ainda não sabe como conter os litros e litros deste precioso líquido que escoa bueiros adentro a cada chuva que cai.
Em pequenas quantidades, baldes posicionados debaixo da calhas podem quebrar um galho. Porém, para um aproveitamento em grande escala – até mesmo quando não estiver chovendo -, é fundamental que se pense em construir um sistema para captação, armazenamento e retirada da água. Veja alguns passos importantes para quem deseja levar esta prática a sério e inserir o aproveitamento da água da chuva no dia a dia:
Captação e armazenamentoA captação é feita com a instalação de um conjunto de calhas no telhado. Como a demanda de água coletada será grande e deverá ser armazenada, é preciso pensar também na construção de um tanque ou cisterna para onde este volume de água será direcionado para armazenamento.
LimpezaJunto ao reservatório, é necessário instalar um filtro para retirada de impurezas, como folhas e outros detritos, uma vez que a água escoará pelas calhas, que acumulam este tipo de resíduos.
UtilizaçãoEsta água não será própria para beber, tomar banho ou cozinhar, mas pode servir para regar plantas e jardins, limpar pisos e vidraças, e lavar calçadas e carros (gastos que representam cerca de 50% do consumo de água nas cidades). Dependendo do sistema adaptado, é possível até utilizar a água nas descargas de banheiros e lavagem de roupas. Para tanto, será necessária uma bomba para levar o líquido a uma caixa d’água elevada separada da caixa de água potável, que exigirá também uma tubulação exclusiva, paralela ao da água potável.


Fonte:

http://www.docol.com.br/planetaagua/uma-escolha-sustentavel/tres-passos-para-o-aproveitamento-da-agua-da-chuva/?utm_source=facebook&utm_medium=redes-sociais&utm_campaign=post-blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas

Related Posts with Thumbnails