Quintal de apartamento: flores, horta e frutíferas na cobertura
Com flores, horta em vasos, árvores frutíferas e muito espaço para relaxar, este jardim em São Paulo se transformou no oásis dos moradores.
Morar num dúplex com uma área externa de 236 m² é privilégio de poucos em São Paulo – o executivo Ricardo Khauaja, a esposa e os três filhos que o digam. “Com tanta tranquilidade, nem parece que estamos a apenas 100 m do rio Pinheiros”, brinca Ricardo. Para tornar o local atraente, não bastou encomendar o pergolado com churrasqueira e forno de pizza, criado pelo arquiteto Ricardo Malaspina. “Coube ao jardim, com frutíferas, tempero e flores, dar vida ao espaço e promover a interação da família”, explica o paisagista Edu Bianco. Ele foi além da seleção criteriosa de espécies, capazes de florescer em estações diferentes do ano. No piso de alguns trechos, os pedriscos são maiores, do tamanho de azeitonas. “Assim, não se prendem na sola do chinelo”, diz Edu, que propôs ainda um chuveiro com água quente para ser usado em qualquer época. “Adoramos curti-lo nos fins de semana”, revela o morador.
Enquanto os temperos são muito úteis no preparo das pizzas, o pé de jabuticaba realizou um sonho antigo dos moradores. “Eu e minha esposa queríamos ter uma em casa desde crianças”, lembra o proprietário. Profusão de flores e tons1 Alecrim (Rosmarinus officinalis). Gosta de lugares ensolarados. Convém adotar adubação orgânica, como húmus de minhoca, e NPK (10:10:10) três vezes por ano em épocas de chuva (verão e primavera). Regue em dias alternados.2 ixora-rei (Ixora macrothyrsa). Prefere locais com sol pleno, alcança até 5 m de altura e floresce na primavera e no verão. No inverno, costuma-se podar levemente as pontas para criar um formato uniforme. Deve-se regá-la em dias alternados.3 Jabuticabeira (Myrciaria cauliflora). Requer áreas com sol pleno e cresce de 3 a 15 m de altura. Dá flores e frutos na primavera e no verão. Para mantê-la, regue diariamente. Adube com NPK (10:10:10) e húmus de minhoca em épocas de chuva.4 Falsa-vinha (Parthenocissus tricuspidata). Trepadeira para locais ensolarados ou de meia-sombra, pede água em dias alternados. Aduba-se nas estações chuvosas (primavera e verão).5 Camélia (Camellia japonica). Aprecia sol pleno ou meia-sombra. Suas flores nascem geralmente no inverno. Convém regar em dias alternados e usar adubação de húmus de minhoca e NPK (10:10:10) duas vezes por ano.
Matéria : Casa Abril - Casa.com.br
Reportagem: Danilo Costa (texto) e Eliana Medina (visual)
Nenhum comentário:
Postar um comentário